Já que os trabalhos legislativos serão retomamos de forma presencial a partir desta terça-feira (14), a Câmara de Lagoa Seca avança nos últimos preparativos para dar de conta de acolher os vereadores e seguir os parâmetros das autoridades de saúde diante da atual pandemia.

Para distanciar os parlamentares, sem que haja um contato próximo entre eles durante a sessão, foram instalados divisores de acrílico na mesa diretora e nas bancadas dos vereadores. A medida possibilita que gotículas salivares expelidas na hora do discurso não se espalhem no ar, evitando algum contágio de vírus, ainda que eles usem máscara de proteção individual.

Na semana passada, o vereador-presidente, Fabiano Ramalho (PSL), já havia garantido algumas ações que são impostas pela comunidade médica nesse tipo evento; entre elas a permanência regular de frascos de álcool em gel por toda parte e a limpeza dobrada das paredes, chão, instrumentos de trabalho e objetos.

Outro mecanismo adotado pela presidência foi a não liberação do público e assessores neste período em que a Câmara volta com suas atividades presenciais, isso para conter qualquer tipo de grande movimentação ou aglomeração. Assim, a segurança da porta dos fundos do prédio foi reforçada, no objetivo de barrar a entrada de pessoas até o interior da Câmara. A porta principal também ficará fechada.

Se por um lado a Casa do Povo não pode receber sua gente – por enquanto –, a internet será a aliada da vez neste período de quarentena e distanciamento social em decorrência do novo coronavírus. As sessões, portanto, como via de regra, vão continuar sendo transmitidas ao vivo pela página oficial da Câmara, no Facebook, e pelo site: camaralagoaseca.pb.gov.br.

ASCOM

Barreiras de acrílico dividem os vereadores entre si; ação de distanciamento ajuda no combate ao coronavírus. (Imagem: Divulgação)

Porta que fica aos fundos da Câmara recebe reforço na segurança, o que busca impedir acesso de pessoas até o interior do prédio. (Imagem: Divulgação)