Na próxima terça-feira (14), dia em que a Câmara de Lagoa Seca vai retomar as sessões presenciais, mas sem a participação do público, o prefeito Fábio Ramalho fará um balanço das ações de governo, principalmente as que envolvem o combate à pandemia no município.

Nesta sexta-feira, o presidente da Casa de Napoleão Coutinho, vereador Fabiano Ramalho (PSL), lançou aos vereadores um edital de convocação, pedindo a presença dos pares para a sessão especial, que está prevista para às 19h de terça.

Fabiano assegurou que, para o retorno presencial das atividades legislativas, os cuidados de distanciamento e higienização contra o coronavírus serão dobrados. Foram feitos maiores investimentos na compra de material de limpeza e instrumentos de trabalho, como a implantação de microfones sem fio, para que cada parlamentar tenha o seu, evitando o repasse do instrumento entre os membros.

Divisores de acrílicos vão separar os componentes da mesa diretora e os vereadores que permanecem nas demais bancadas, bem como frascos de álcool em gel estarão espalhados em toda plenária. Antes e depois de cada sessão, funcionários da Câmara vão ficar responsáveis pela intensa limpeza dela, redobrando, assim, os cuidados com o vírus.

O vereador destacou ainda que, por enquanto, não será permitida a entrada da população nem está liberada a presença de assessores parlamentares no interior do prédio. Tudo isso com o ideal de não promover aglomerações.

Ramalho revelou ainda que a área da plenária será expandida, com o objetivo de aumentar o distanciamento entre os onze vereadores, assim como reza as recomendações das autoridades sanitárias.

“Eu peço a compreensão dos amigos e amigas lagoassequenses, pois sei que vocês não poderão estar junto de nós neste momento. Eu sei que isso é por uma boa causa, afinal, os riscos de contágio serão menores; ainda bem que temos a internet nos ajudando e divulgando nosso trabalho”, explicou.

O parlamentar se referiu às sessões que vão continuar sendo exibidas pelas plataformas online, tanto na página oficial da Câmara, no Facebook, quanto no site da instituição.

Apesar do surgimento da pandemia do novo coronavírus – quando os vereadores tiveram que deixar suas bancadas e seguir a quarentena – muitos cumpriram a agenda de casa. Mas só foi mesmo em maio, com o início das sessões remotas, que eles deram continuidade nos requerimentos e projetos de lei, especialmente, os que davam abertura a pautas que tratavam da Covid-19.

Vereadores em sessão ordinária discutem matérias do legislativo; Imagem feita antes da pandemia